domingo, 4 de abril de 2010

Passaporte brasileiro


Uma das pendências que tínhamos para o mês de março era solicitarmos passaportes novos. O do meu marido vence em setembro - ou seja, não dá mais pra usar pois não tem os 6 meses de validade que a maioria dos países exigem. O meu venceria só em março de 2011 - então por que tirar passaporte novo? No nosso caso, teremos um visto de visitante (temporary residente visa) acompanhando pelo study permit, pro meu marido, e work permit no meu caso pela duração do curso (2 anos). E aí que está o pulo do gato: o consulado canadense, diferente do americano, não dá visto com duração além da validade do passaporte. Ou seja, meu passaporte vencendo em maio de 2011 o visto venceria junto eu teria que solicitar um novo visto para poder entrar e sair do Canadá após essa data - muita confusão. Então decidi tirar um passaporte novo.

Simples, não? Não! Preenchi o formulário e paguei a taxa no banco antes da minha viagem no começo do mês - como agora precisa marcar hora pra ir na PF, pensei "pago agora e já agendo pra quando voltar da viagem". Ledo engano. O agendamento aqui em São Paulo só é liberado com 24hs de antecedência - ou seja, hoje você só consegue agendar pra amanhã. OK, voltei de viagem, vamos marcar. Entro no site da PF e tudo lotado - tudo, em todos os postos. Entro de novo no dia seguinte, mesma coisa. Eis que resolvo usar o Tio Google e coloquei palavras-chave mágicas e descobri o X da questão: os caras mudaram a empresa do agendamento e, óbvio, estão com "problemas". O segredo é que eles atualizam o site todos os dias às 10hs da manhã - ou seja, ou você está logado 10 da manhã tentando agendar ou outras pessoas que também usaram o Google (além de despachantes e atravessadores em geral) estão fazendo isso e vão pegar todos os horários disponíveis.

Finalmente chegou o dia que estaria tranquila 10 da manhã. Me loguei no sistema 9:50 e comecei a clicar. Clica, clica, clica em vários postos de atendimento. Até que consegui no Shopping Tatuapé numa 2a feira 5 da tarde - 2a é meu rodízio e moro longe do Tatuapé (fora que tem que depois ir buscar no mesmo lugar). Enquanto pensava nisso, já era - o lugarzinho no Tatuapé foi pego por alguém. Clica, clica, clica, clica e 10hs e uns quebrados apareceram os horários do shopping Eldorado pro dia seguinte. Sim, todos os horários. Clico 11hs - enquanto a página carrega, já era, pegaram! Clico 11:30 e, ufa, consegui agendar.

Chegando lá no shopping o atendimento foi exemplar. Super rápido (fui atendida até antes do horário marcado) e eles ainda mandam um e-mail avisando quando o passaporte estará pronto (leva em média 1 semana).

Quanto ao meu marido - bom, ele nasceu na Argentina e o atendimento no consulado argentino é tão ruim quanto, ou pior, que repartições públicas brasileiras. Ele precisou ir até o consulado só pra pegar a informação do que ele ia precisar, pois os caras simplesmente não atendem o telefone! Imagina se eles estivesse precisando de ajuda urgente do consulado por alguma emergência? Enfim, aí eles passaram uma lista de telefones pra ele ligar pra agendar o horário dele, mas eles só atendem esses números específicos depois do almoço. Até agora esta pendência continua. Próximo capítulo será postado em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário