terça-feira, 18 de junho de 2013

Verás que um filho teu não foge à luta! Really?

Olá leitores,

Todo mundo acompanhando a manifestação dos 20 centavos que não é pelos 20 centavos.  De repente, estão aparecendo vídeos e fotos no Facebook contra a Copa do Mundo, que o Brasil tem outras prioridades etc etc etc.

A foto ao lado me chamou a atenção pois acho linda a letra do Hino Nacional e foi escrita pelo bisavô de uma amiga (cujo sobrenome, of course, é Duque Estrada).

Eu era adolescente na época do impeachment do Collor, as coisas melhoraram, mas não mudaram.  Parece que o Brasil dá 2 passos pra frente e 3 pra trás.  Vivi a primeira década do século XXI no Brasil cheia de promessas, ainda com a esperança de que tudo estava entrando nos eixos pós plano real etc para sermos brindados com 12 anos de presidência do PT além de todos os outros políticos de diversos partidos que só estão interessados no próprio bolso.

Vi o movimento "Cansei' em 2007, coisa de publicitário, muito legal, mas nada aconteceu.  Tive a infelicidade de ser demitida e demorar mais de um ano pra conseguir outro emprego - isso no país do futuro, no país que está crescendo...

Conheço MUITAS pessoas que já foram vítimas de sequestro relâmpago - é tão normal, que vão trabalhar no dia seguinte como se tivessem simplesmente tido um pneu furado na noite anterior.

Se eu acredito no Brasil?  Acho que a resposta é não, pois eu fugi à luta, admito.  Não no meu lifetime, não para a qualidade de vida que eu quero para mim e para meus futuros filhos.

Tenho saudade da família, dos amigos, da cultura, da comida.  Desde que vim pro Canadá só voltei ao Brasil 1 vez e, querendo ou não, os motivos que me fizeram deixá-lo continuam lá.  Eu, se pudesse, traria todo mundo que gosto pro Canadá.

Hoje teve mobilização aqui em Toronto, marido (que é argentino, diga-se de passagem) trabalha do lado e deu uma passada lá, conhecidos foram.  Quando me perguntaram se eu ia respondi "já fiz check out do Brasil há muito tempo".

Acho bárbaro as pessoas se mobilizarem para pedir mudança.  Se a mudança vai acontecer, quem viver, verá.  Será ótimo para o povo brasileiro, mas eu cansei de esperar.  Sou uma privilegiada por ter tido a oportunidade de sair do Brasil e construir uma nova vida num país mais justo.

A foto abaixo, tirada hoje por uma amiga na manifestação, faz um belo resumo:


Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.



3 comentários:

  1. espero que o Br deixe de andar como caranguejo e avance dessa vez! 84, estava la ... 92, estava la .... 2013, estou aqui, mas compartilhando e solidarizando com a galera que esta la ... espero que nao precisemos de um 2020 ....

    ResponderExcluir
  2. Converter os salários é simplesmente ridículo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho legal as pessoas sairem na rua para pedir mudanças, mas sou uma que não acredita que o Brasil vá mudar. Não consigo imaginar um país, saudável, educado, justo e seguro. Teria que acontecer uma GIGANTESCA revolução para que isso fosse possível, mas infelizmente, político brasileiro só pensa no seu próprio bolso e a população que se f***.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir